Uma nova estrela brilha nos produtos Volta às Aulas 2007 da Filiperson: o personagem Filipinho. Todas as capas dos blocos da Linha Escolar (Desenho, Milimetrado, Layout e Layout com margem) foram redesenhadas e agora levam o mascote na capa, adequando-se ao público infantil e pré-adolescente. “A reformulação das capas dos blocos Filipinho foi aplaudida pelos visitantes da Feira Escolar 2006, entre eles lojistas, distribuidores e professores além de representantes comerciais da Filiperson de todo pais”, ressalta Luciana Moraes, gerente de Marketing da empresa.
Estudos de marketing, pesquisas de mercado, aplicação de simbologia em imagem e muita criatividade foram necessários para a composição das novas capas. “Os símbolos das capas são tão vastos que podem ser utilizados como material de apoio para ministrar uma aula sobre a história da evolução da escrita e do papel”, conta Artigas Rovelli, gerente de vendas da Divisão Consumo.
Numa clara alusão à origem do papel na China, o Filipinho é um garoto chinês que usa vestes de 105 A. C. Seu nome surgiu do prefixo Fili (que remete a marca Filiperson e seus produtos). As cores escolhidas – azul, amarelo e detalhes em laranja - são tons que também fazem parte da identidade visual da empresa. O mascote Filipinho representa uma criança que sorri em uma atitude de vitória e levanta seus troféus (pinceis, lápis, compasso, régua e blocos).
O avanço nos estudos é visto como uma nova conquista. Pode-se observar que em todas as imagens o Filipinho está com um dos pés levantados, dando a impressão de movimento. O que simboliza andar, avançar, progredir - características muito significativas na educação de uma criança.
Outro fato que merece ser destacado é que, independentemente da mochila ser o lugar natural de transportar livros e cadernos, seu significado nas capas se refere à bagagem de conhecimento que as crianças adquirem em cada ano escolar. |