Colaboração: Patrícia Guimarães – Vitrina & Cia
O natal sem dúvida alguma é a data mais esperada do ano para os comerciantes e para os consumidores.
Este é o momento onde a ambientação deixa de ser dispensável para se tornar inevitável. Faz parte das tradições mundiais a espera pelas vitrinas decoradas. E logicamente que não vamos frustrar as expectativas do nosso cliente, então vamos colocar a mão na massa e prepararmos um espaço agradável, bem iluminado e criativo.
Toda papelaria vende produtos que são utilizados em decorações natalinas e muitas utilizam apenas o seu material de venda como árvores, bolas, fitas como referência natalina para decorar a loja, ou seja, uma decoração própria e feita exclusivamente para encantar os clientes não existe.
Os materiais de vendas e a decoração deveriam ser separados, pode até parecer difícil fazer esta distinção, porém, com um pouco de criatividade esta tarefa fica fácil.
Para isto existem algumas regras simples que podem ajudar, a primeira delas é elevar (aérea) tudo que for ambientação da loja, o cliente entende esta informação claramente, o que esta no alto não é para vender.
Uma outra dica, que ajuda nesta sutil divisão, são as cores. Utilizar a monocrômica, e de preferência em cores que não estejam nos produtos à venda é sempre uma excelente solução. Por exemplo, fazer uma ambientação toda na cor branca ou creme, irá diferenciar os produtos a venda, destacando-os na vitrina.
O que não podemos é deixar de preparar uma bela loja para nossos clientes e em se tratando de papelaria, infelizmente não temos no Brasil grandes trabalhos feitos o que se torna muito contraditório, uma vez que as matérias primas utilizadas estão em abundância, quase tudo que se precisa para uma vitrina encontra-se em uma papelaria.
Este ano principalmente com as tendências de decoração natalina, fica mais fácil ainda. E quais são estas tendências?
A primeira e indiscutível é a brincadeira de grandes escalas, letras e números gigantes feitos à base de isopor e revestidos ou pintados (veja imagem nº 01 abaixo). As esculturas de isopor são bem flexíveis e podem ser trabalhadas de diferentes formas. Desde uma pequena casinha (veja imagem nº 02) até grandes criações (veja imagem nº 03).
Muito espelho também é uma grande pedida para este natal, espelhos que são utilizados para montar globos. Este material é bem econômico e possibilita decorações elegantes, que pode vir em formato de cascatas ou mesmo revestindo cubos e bolas.
Mas entre as tendências em vitrinismo à escultura em papel é a grande estrela do momento, desde o último natal ela vem imperando como o máximo em criatividade e habilidade (veja imagem nº 04).
Representando cenas clássicas do cinema ou contos este tipo de vitrina torna-se comentário e encanta a todos.
O mais encantador é que uma matéria prima tão simples como papel cria vida de maneira lúdica e vamos combinar, para uma papelaria um lindo trabalho com custo quase que inexistente (veja imagem nº 05). Apenas requer paciência e vontade para executá-la.
Mas para quem ainda vê um pouco de dificuldade, tem a clássica árvore feita de pacotes de presentes. Para compor esta árvore podemos utilizar vários materiais o importante é existir uma harmonia nas cores. Uma boa pedida é a de papéis reciclados (veja imagem nº 06).
A substituição de bolas por outros elementos como laços, borboletas ou pequenos brinquedos deixam à árvore mais charmosa.
Seja qual for à linha criativa que for utilizada, o indispensável é cuidar do acabamento e uma boa dose de iluminação, afinal o natal pode ser quase que resumido em uma única palavra LUZ.
Clique nos "thumbnails" abaixo e confira as fotos:
Sobre a Patrícia Rodrigues
Vitrinista e consultora de Visual merchandising há 20 anos. Atende clientes em todo o Brasil, entre eles a Filiperson. Proprietária da Vitrina & Cia. e palestrante há mais de 15 anos. |
|