Suporte Técnico
CAUSANDO SEMPRE UMA BOA IMPRESSÃO

Nesta oportunidade falaremos um pouco mais sobre o processo  de impressão Jato de tinta e aspectos construtivos específicos de cada uma das mídias para esses equipamentos.
 
As impressoras  jato de tinta  podem imprimir sobre papel comum (comumente chamados de papéis sulfite), produzindo impressos de qualidade rascunho. Quando se deseja obter impressões de alta resolução (qualidade fotográfica) a escolha  de papéis especiais é fundamental.

Esses papéis especiais são fabricados com diferentes tecnologias, variando de fabricante para fabricante e de acordo com o tipo de papel especial.

As tecnologias mais conhecidas e em uso atualmente são o Cast Coating, Blend coating, Microporous coating e Nanoporous coating. Os três últimos são tecnologias de alta especificidade que somente podem ser adotadas por empresas que possuam equipamentos (Coaters) de última geração e formulações de acesso extremamente restrito em todo o mundo e que demandam matérias primas importadas e laboratórios de preparo com equipamentos específicos.

No Brasil, a Filiperson é a única empresa detentora de uma dessas tecnologias de ponta e que a utiliza em sua linha de produção e que, além disso, nos próximos meses estará implantando a linha de produção Microporous.

Dessa forma, a linha de produtos Filipaper não utiliza qualquer tipo de laminação sobre o papel, seja com que tipo de plástico for, tornando assim possível que seus produtos sejam laminados a quente e garantindo uma durabilidade muito maior às impressões, sem esmaecimento das cores.

Um outro aspecto importante é a capacidade das mídias absorverem a tinta (água+pigmento ou água+corante). As mídias produzidas com a laminação de plásticos impede que o veículo da tinta (água) seja absorvido pelo papel, ficando a secagem totalmente dependente da ação superficial do coating e do ar. Isso significa dizer secagem lenta e nem sempre completa pois com freqüência, dependendo da quantidade de elementos receptivos do coating e da umidade relativa do ar do ambiente, os papéis produzidos com essa tecnologia ultrapassada produzem o fenômeno conhecido como “gema de ovo” durante a secagem.

Já as mídias produzidas pela Filiperson são composta de várias camadas de diferentes produtos químicos, cada qual com a sua função no produto final, onde a primeira camada é a responsável pela recepção do jato de tinta e isolamento dos pigmentos da ação do ar ambiente garantindo assim maior durabilidade das impressões (mais de 20 anos). A segunda camada responde pelo “estacionamento” dos pigmentos de cor, a terceira pela absorção do veículo da tinta (água) e, como não há plástico isolando o papel dessas camadas, o próprio papel se encarrega de acomodar eventuais excessos de água (tintas alternativas sem compromisso de qualidade).

Para que no caso do uso de tintas de má qualidade, com excesso de água em suas formulações, o papel possa absorver esse excesso mas, ainda assim, não “trabalhe” (ondule), a Filiperson aplica no verso da mídia um coating estabilizante que dá ao papel a estabilidade dimensional necessária mesmo que submetido a essas cargas de água acima das especificações das tintas dos fabricantes das impressoras.

Um outro aspecto muito importante é a qualidade do papel base utilizado. A Filiperson é o único produtor de mídias especiais para impressão digital que fabrica esses produtos de ponta a ponta, ou seja, parte da celulose, industrializa o Papel Base, reveste-o com as camadas acima citadas e fornece o produto final diretamente ao mercado.

Esse particular da Filiperson faz toda a diferença. Somente quem fabrica seu próprio papel pode garantir a uniformidade de qualidade e constância de aspectos como porosidades, alvura, Ph, planicidade, umidade, brilho, rigidez e outros. Isso é impossível a quem adquire o papel base de terceiros e a cada novo lote (as vezes até de diferentes fornecedores) tem variáveis fora de seu controle.

É importante que o consumidor saiba desses detalhes para que, na hora da escolha do produto a ser impresso, possa optar pelo produto que garanta não só a qualidade de impressão desejada mas também a secagem instantânea e a durabilidade dos impressos por anos a fio.

No próximo mês falaremos sobre o processo laser e as características da linha de produtos Filicoat, papéis específicos para impressões laser de alta resolução.

Daniel Grassiotto