Às vezes, os maiores concorrentes de uma pessoa ou uma empresa são elas mesmas. São aquelas que não percebem ou fingem não ver as constantes mudanças do mercado.
Mudanças que surpreendem pessoas e empresas que sempre se justificam pelos seus erros, de várias maneiras, como nos exemplos abaixo:
- O mercado está parado;
- Sempre fiz assim;
- Nosso produto está caro;
- Ninguém está comprando nada;
- A concorrência está vendendo mais barato;
- Baixa o preço que conseguimos vender mais, etc...
Vamos analisar os aspectos mais importantes para o sucesso de uma empresa no Mercado, contando com a constante concorrência:
- Qualidade no atendimento ao cliente
- Qualidade dos produtos / serviços oferecidos
- Preço
Está mais que comprovado, em qualquer lugar do mundo, inclusive através de pesquisas, que entre a Qualidade do produto / serviço, o Preço e a Qualidade no Atendimento, este último vem em primeiro lugar enquanto o preço é o que tem o menor peso. Basta o preço estar compatível com a qualidade oferecida pelo produto / serviço e a esperada pelos clientes.
Porém, um bom atendimento depende de treinamento constante.
Um cliente não recebe informações que despertam suas necessidades de compra, associadas a um resumo das vantagens diferenciais dos produtos / serviços a ele oferecidos, só lembra de um aspecto:
- O preço. E fica caro sempre, é claro!
O interessante é como vemos pessoas e empresas culpando a crise para justificar a queda na qualidade e quantidade das suas vendas, enquanto por outro lado, nada fazem de diferente, de maneira planejada treinada e atualizada. Alguém já viu alguma crise acabar? Por que nem todos fecham as portas?
Fiz consultoria e treinei milhares de empresas (micro, pequenas, médias e grandes), dos mais diversos segmentos. Dentre elas, muitas se modernizaram em equipamentos e avançadas instalações, porém o desenvolvimento profissional dos funcionários que conduziam toda essa nova tecnologia, nas áreas de produção e comercial, nunca acontecia. Por isso, nunca cresceram no mercado, deixando espaço para a concorrência.
Quando o assunto é treinamento, a empresa que não o pratica junto aos seus parceiros, terceirizados ou não, aposta na mesmice do mercado, sobrevivendo sem qualidade, ou seja, sem o diferencial que cria a competitividade.
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Gerente de treinamento da Filiperson, desde 2003, Fábio Nemer prepara e ministra em todo Brasil, treinamentos para clientes atacadistas e varejistas, representantes e funcionários da própria empresa.
Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; passou por grandes empresas entre elas Johnson & Johnson, Divisão Farmacêutica – Varejo e Atacado; foi consultor de Marketing do Sebrae do Estado do Rio de Janeiro e de Tocantins, chegando a treinar 8.000 empresas, mais de 10.000 pessoas e prestar consultoria para cerca de 1.000 empresas dos mais diversos segmentos.
Fábio foi professor do Departamento de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, na área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. E é responsável pela elaboração de apostilas dos cursos que ministra.
Consultor de Treinamento Empresarial da Pimaco Auto-adesivos , por três anos – treinou mais de 8.000 proprietários, balconistas, estoquistas, atendentes, operadores de telemarketing das maiores papelarias, lojas de informática e atacadistas do Brasil, com exceção dos Estados de Roraima e Amapá. |
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