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PROPAGANDA e MARKETING - O MEIO-AMBIENTE

Obrigado por acessar o site FILIPERSON e a Coluna “Venda Mais”.

Essa matéria é uma continuação do tema Marketing nas Empresas.

Em setembro continuaremos esse tema falando dos 4 Mercados do Marketing.

Lembre-se sempre que crescer no mercado depende principalmente de adequação e criatividade.

O que era feito antes pela sua empresa já não faz o mesmo efeito no mercado hoje.

Lembre-se sempre também que toda e qualquer empresa, independente do porte ou segmento de mercado, deve se adaptar às mudanças e às variações de mercado que ele não pode controlar.

Caso você se interesse por matérias anteriores a essa, solicite pelos e-mails: treinamento@filiperson.com.br ou fabionemer@predialnet.com.br.


O MEIO-AMBIENTE

O Meio-ambiente de atuação da empresa é extremamente importante para seu planejamento de marketing, pois os fatores externos podem influenciar ou limitar as atividades empresariais.

O ambiente externo à empresa envolve variáveis não controláveis pela mesma, ou sobre as quais detém pouco poder de influência. As principais são:

  • A ECONOMIA NACIONAL, REGIONAL E/OU LOCAL;
  • O GOVERNO E O AMBIENTE POLÍTICO;
  • A LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO MERCADO E AO RAMO DE ATUAÇÃO ESPECÍFICO DA EMPRESA;
  • A CULTURA NACIONAL, REGIONAL E/OU LOCAL;
  • A CONCORRÊNCIA;
  • A SOCIEDADE, ESPECIALMENTE ATRAVÉS DE GRUPOS ORGANIZADOS, TAIS COMO SINDICATOS, CONFEDERAÇÕES, ASSOCIAÇÕES, CLUBES E OUTROS;
  • A CONSTANTE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA;
  • AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS NACIONAIS, REGIONAIS E/OU LOCAIS;
  • MÍDIAS E VEÍCULOS MAIS UTILIZADOS PELO(S) PÚBLICO(S)-ALVO DA EMPRESA;
  • HÁBITOS E TENDÊNCIAS.

Um exemplo envolvendo itens acima citados foi a grande mudança que mercados de automóveis e eletrodomésticos sofreram há anos atrás, com a liberação e maiores facilidades para importação de produtos.

A entrada de produtos importados e de baixo custo nas áreas de papelaria e informática também interfere no mercado, principalmente nos fabricantes nacionais.

Os preços dos produtos importados são em muitos casos muito competitivos, porém os produtos nem sempre são de boa qualidade.

Essas mudanças interferem no comportamento do consumidor final, distorcendo conceitos de qualidade, em função de baixos preços.

Existem exceções, como o caso dos produtos das Linhas digitais FILIPAPER INKJET e FILIPAPER LASER, que oferecem produtos de alta qualidade para impressão de fotos em jato de tinta e laser/copiadoras, desenvolvidos com base em anos de pesquisas, porém com preços muito inferiores aos dos importados.

Certamente por não analisarem o Meio-ambiente, muitas empresas fracassam nas suas estratégias.

O Meio-ambiente pede constante adequação e aprimoramento dos serviços e produtos de uma empresa, além de exigir uma adequação aos meios de comunicação usados pelos consumidores finais.

Não adianta fazer propagandas às quais o público-alvo não tem acesso.

Já que o Meio-ambiente representa variáveis incontroláveis, o mais inteligente é se adequar a ele.

Hoje em dia, para encarar o Mercosul, as empresas têm pensar em Globalização com adaptabilidade à realidade de cada país, cidade e região.

MEIO-AMBIENTE, SUA EMPRESA TEM QUE CONVIVER BEM ELE.

NENHUMA EMPRESA ESTÁ SOZINHA NO MERCADO.

ACHAR QUE UMA EMPRESA NÃO TEM COCORRENTES É NÃO PERCEBER QUE O MERCADO ESTÁ SEMPRE MUDANDO.

PRODUTOS SAZONAIS

Alguns produtos apresentam grande oscilação de venda durante o ano, em função de datas festivas, épocas específicas e estações climáticas. Sazonalidade é a variação de venda de algum produto e/ou serviço em função de alguns desses fatores.

As empresas devem ter muita consciência da importância de trabalhar de maneira diferenciada seus produtos e serviços sazonais.

Mais uma vez, a interferência do Meio-ambiente.

Ex.: Épocas específicas: Cadernos e Volta às aulas
Datas festivas: Páscoa e Ovo de chocolate
Estações climáticas: filtro solar, roupas de frio.

OS 4 MERCADOS

Inserido no meio-ambiente, encontra-se o lugar consagrado para as trocas entre as pessoas, o qual chamamos mercado. Existem 4 mercados que interagem dinamicamente:

1 - MERCADO CONSUMIDOR;

2 - MERCADO FORNECEDOR;

3 - MERCADO DISTRIBUIDOR;

4 - MERCADO CONCORRENTE.


No venda mais de setembro falaremos mais sobre os 4 mercados e a suas importâncias para sua empresa.

Um abraço e Boas Vendas!

Fábio Nemer

Gerente de treinamento da Filiperson, desde 2003, Fábio Nemer prepara e ministra em todo Brasil, treinamentos para clientes atacadistas e varejistas, representantes e funcionários da própria empresa.
Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; passou por grandes empresas entre elas Johnson & Johnson, Divisão Farmacêutica – Varejo e Atacado; foi consultor de Marketing do Sebrae do Estado do Rio de Janeiro e de Tocantins, chegando a treinar 8.000 empresas, mais de 10.000 pessoas e prestar consultoria para cerca de 1.000 empresas dos mais diversos segmentos.
Fábio foi professor do Departamento de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, na área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. E é responsável pela elaboração de apostilas dos cursos que ministra.
Consultor de Treinamento Empresarial da Pimaco Auto-adesivos , por três anos – treinou mais de 8.000 proprietários, balconistas, estoquistas, atendentes, operadores de telemarketing das maiores papelarias, lojas de informática e atacadistas do Brasil, com exceção dos Estados de Roraima e Amapá.