Venda Mais!

PROPAGANDA e MARKETING - OS 4 MERCADOS - PARTE II

Obrigado por acessar o site FILIPERSON e a Coluna “Venda Mais”.

Essa matéria uma faz parte do tema Marketing nas Empresas.

Nesse mês de novembro continuaremos falando dos 4 Mercados e as suas relações com a sua empresa.

Em outubro abordamos o Mercado Consumidor e agora em novembro falaremos do Mercado Fornecedor.

Lembre-se sempre que crescer no mercado depende principalmente de pesquisa constante, adequação, criatividade e quebras de paradigmas.

Mude de fornecedor quando necessário, mas sempre comece uma parceria como se pudesse ser definitiva.

Pesquise e atualize-se através de novas opções em termos de produtos, serviços terceirizados e matérias-primas, pois em todos esses casos, o sucesso da sua empresa dependerá do Mercado Fornecedor.

Caso você se interesse por matérias anteriores a essa, solicite pelos e-mails: treinamento@filiperson.com.br ou fabionemer@predialnet.com.br.


OS 4 MERCADOS


Inserido no meio-ambiente, encontra-se o lugar consagrado para as trocas entre as pessoas, o qual chamamos mercado. Existem 4 mercados que interagem dinamicamente:

1- MERCADO CONSUMIDOR;
2- MERCADO FORNECEDOR;
3- MERCADO DISTRIBUIDOR;
4- MERCADO CONCORRENTE.

2- O MERCADO FORNECEDOR

É um mercado mais importante do que se imagina, pois as alterações de custos e qualidade dos fornecedores afetam diretamente os preços e/ou margens de lucro dos produtos, bem como os resultados da sua empresa como um todo.

Muitos fornecedores alteram a qualidade das matérias-primas e produtos finais oferecidos aos seus clientes sem que esses sejam comunicados.

Porém, a qualidade dos produtos oferecidos pelo seu fornecedor pode afetar positivamente ou negativamente o negócio, os produtos e a imagem da sua empresa.

A FILIPERSON, por ser fabricante de Papéis Especiais, sempre mantém um padrão de qualidade contínuo e crescente nos seus produtos, proporcionando a parceria ideal aos seus clientes Consumidores Finais e Corporativos.

Ou seja, em relação aos seus clientes, a FILIPERSON faz parte do Mercado Fornecedor.

Nesse mesmo mercado estão inseridos os “Convertedores” que por não fabricarem papéis especiais, dependem de outros fabricantes (também fornecedores), o que impede que haja um padrão contínuo de qualidade nos produtos oferecidos aos seus clientes.

Os produtos são vendidos com a marca do “convertedor”, porém sem padrão contínuo na sua qualidade, pois não podem depender de apenas um Fornecedor.

Para nós da FILIPERSON, os fornecedores são as empresas que fornecem as matérias-primas para a produção dos nossos Papéis Especiais.

Para os varejistas e atacadistas, a FILIPERSON faz parte do Mercado Fornecedor.

É importante lembrar que uma empresa que disponibiliza serviços de limpeza para outras empresas também faz parte do Mercado Fornecedor.

Para que haja um padrão contínuo de qualidade nos produtos e serviços, é fundamental que se mantenha uma forte parceria, que permita transparência nas negociações e na manutenção da qualidade das matérias-primas, produtos finais e serviços fornecidos.

Fique atento ao Mercado Fornecedor, mantendo uma parceria sólida e contínua, pois caso contrário, o seu fornecedor de hoje pode se tornar seu concorrente de amanhã, fornecendo as “receitas” de sucesso da sua empresa para seus concorrentes.

Além disso, mantenha-se atualizado em termos de preço e qualidade de outros fornecedores, pois sua empresa precisa estar sempre evoluindo na qualidade dos produtos oferecidos.

Conhecer bem o Mercado fornecedor é garantir o padrão contínuo de qualidade da sua empresa.

Um abraço e Boas Vendas!

Fábio Nemer

Gerente de treinamento da Filiperson, desde 2003, Fábio Nemer prepara e ministra em todo Brasil, treinamentos para clientes atacadistas e varejistas, representantes e funcionários da própria empresa.
Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; passou por grandes empresas entre elas Johnson & Johnson, Divisão Farmacêutica – Varejo e Atacado; foi consultor de Marketing do Sebrae do Estado do Rio de Janeiro e de Tocantins, chegando a treinar 8.000 empresas, mais de 10.000 pessoas e prestar consultoria para cerca de 1.000 empresas dos mais diversos segmentos.
Fábio foi professor do Departamento de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, na área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. E é responsável pela elaboração de apostilas dos cursos que ministra.
Consultor de Treinamento Empresarial da Pimaco Auto-adesivos , por três anos – treinou mais de 8.000 proprietários, balconistas, estoquistas, atendentes, operadores de telemarketing das maiores papelarias, lojas de informática e atacadistas do Brasil, com exceção dos Estados de Roraima e Amapá.