As impressoras jato de tinta (Ink Jet) são projetadas e desenvolvidas para utilizarem-se de tintas que obedeçam a especificações técnicas quanto a sua composição química, viscosidade, tamanhos e pesos de partículas, densidade, concentração e outras.
As tintas Originais (formuladas e/ou comercializadas pelo mesmo fabricante do equipamento ao qual ela se destina) têm o compromisso com esses parâmetros, ao passo que nem todas as tintas ditas compatíveis o têm.
Os problemas que podem advir do uso de tintas não originais vão desde a baixa qualidade de impressão até o entupimento das cabeças de impressão, passando por demoras na secagem, borrões, durabilidade reduzida das impressões e até perda definitiva do equipamento.
Não estou advogando o uso único e exclusivo de tintas originais pois existem fabricantes sérios de tintas compatíveis que fornecem cartuchos de qualidade praticamente idêntica aos originais (eu mesmo os uso com freqüência desde 1989), porém, até conseguir identificar boas marcas alternativas perdi algumas impressoras e passei por muitos aborrecimentos desentupindo cabeças de impressão (sobre isso falaremos nas próximas semanas).
Nos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da Filiperson dispomos de diversos equipamentos para aferir essa compatibilidade entre as tintas Originais e as Compatíveis e nossos papéis, para garantir o máximo de qualidade na impressão, ainda que a tinta não seja de primeiríssima linha. Assim, Espectrofotômetros medem o gamut e a fidelidade de cores, microscópio eletrônico mede o ganho de ponto (dot gain), viscosímetro a medir a viscosidade, uma exclusiva e completa câmara de degradação acelerada mede a resistência aos raios Ultra Violeta e Infra Vermelhos além do esmaecimento de cores e resistência ao calor, frio, abrasão e umidade.
Podemos dizer, simplificando, que segurança total é utilizar-se de cartuchos Originais; Existem marcas de cartuchos Compatíveis, embora não sejam todas, que atendem perfeitamente às especificações dos fabricantes das impressoras; Mas, muito cuidado com cartuchos recarregados ou tintas para recarga (faça você mesmo). As chances de dores de cabeça são muito grandes.
Dessa forma, podemos afirmar, o truque é escolher bem a marca da tinta a ser utilizada e um papel que seja projetado para até mesmo minimizar de eficiências da tinta. Só assim as suas impressões serão perfeitas, os custos adequados e seu equipamento terá longa vida útil.
Abraços e até a próxima
Daniel Grassiotto
|