Neste mês, falaremos sobre a impressão de imagens em impressoras Ink Jet.
Antes de qualquer coisa é importante conceituarmos como se forma a imagem nesse tipo de processo. Faremos isso de forma simplificada, apenas para um melhor entendimento:
Primeiramente a imagem, seja ela digitalizada por um scanner ou fruto de uma câmera digital, é lida pelo meio eletrônico e interpretada pelo Micro computador como um gigantesco “papel quadriculado”, onde cada “quadradinho” representa uma posição digital a ser preenchida por uma cor. Dessa forma o micro transforma a imagem num mapa de pixels, fazendo da imagem uma informação precisa a ser enviada a impressora.
A sua impressora Jato de tinta recebe o mapa de pixels do computador e transforma cada “quadradinho” em micro pulsos elétricos que comandam a expulsão da tinta pela cabeça de impressão (seja ela térmica, bubble ou piezo elétrico).
Cada ponto de impressão tem o tamanho aproximado de 1/1000 da cabeça de um alfinete e contém de 1 a 3 picolitros de tinta (1 picolitro é uma fração de litro com 12 zeros depois da vírgula, ou seja, 1 trilionésimo de litro).
As impressoras atuais são capazes de imprimir em uma folha de papel no formato A-4 até 160 milhões de pontos, podendo expulsar até 40 mil delas por segundo.
Sim, por mais impressionante que possa parecer, a sua impressora Ink Jet é capaz de tais proezas mesmo tendo custado tão barato.
A precisão é tal que alguns especialistas comparam a ação de colocar com precisão uma micro gota de tinta em uma posição determinada de uma folha de papel A-4 a tentar, de o centésimo andar de um edifício, atirar uma moeda de 1 centavo dentro de um copo que esteja colocado na calçada no térreo.
Outro dia, falando sobre isso com um colega, este ainda melhorou essa definição: “A analogia mais adequada seria: jogar simultaneamente, do centésimo andar de um prédio, 4 moedas (4 cores) que deverão cair ordenadamente dentro de 4 copos colocados na calçada, um ao lado do outro.”
E o pior (ou o melhor) é que a sua impressora faz isso 10 mil vezes por segundo (vezes 4 cores) sem errar!!! Fantástico, não é?
Lance após lance, um segundo depois do outro e a imagem vai se formando no papel, precisa, vívida e com cores fiéis ao original.
Pois é, dessa forma são formadas e impressas as imagens nos equipamentos jato de tinta.
Pensemos juntos.... Tanta tecnologia embarcada nessas impressoras, tanto esmero na formulação das tintas (vide matéria do mês de junho desta mesma coluna) e na hora da escolha do papel....Não pode ser diferente!!!
Somente um papel especial, construído especificamente para esse processo de impressão pode garantir a precisão da impressão, a durabilidade das imagens, a vivacidade das cores e a secagem instantânea. Não importa o acabamento: Liso, texturizado, mate, brilhante, fosco, transparente etc.
Não deixe por menos. Conheça a linha Filipaper Ink Jet Pró de papéis e filmes para impressão Jato de Tinta de alta resolução. Extraia o melhor de seu equipamento.
Senão.....Seria como pilotar uma Ferrari numa estrada de terra esburacada.
Abraços e até a próxima.
Daniel Grassiotto
|