Suporte Técnico
A IMPRESSÃO DIGITAL DO MERCADO EUROPEU

Decidi mudar e escrever algo diferente dos artigos anteriores. Desta vez escreverei sobre a Feira Paperworld, a maior feira de papelaria do mundo, que se realiza anualmente na cidade de Frankfurt ALEMANHA.

Como em todos os anos, a Filiperson enviou seus profissionais para não só conferir as tendências e lançamentos do mercado como também, aproveitando a viagem, realizar encontros técnicos com colegas europeus.

Antes mesmo de iniciar a feira, a constatação é imediata: a era da foto digital começou em 1995 ou próximo disso, mas a consagração desse processo agora se deu por inteiro, ao menos na Europa. Lojas e mais lojas especializadas em fotografia digital se espalham por toda a Europa e os grandes magazines têm setores dedicados a esse tema. Câmeras, acessórios, objetivas, memórias, papéis especiais de diversos tipos e marcas, impressoras, tintas, álbuns fotográficos etc.

Definitivamente as impressoras domésticas ganharam uma nova e nobre aplicação, imprimir fotos da família e outras diversas. Uma outra realidade que causa surpresa é o preparo dos balconistas. Eles entendem bastante dos produtos que vendem e do processo de impressão. O motivo alegado é simples: as empresas os treinam e eles próprios são usuários desses produtos, ou seja, o hábito de imprimir fotos está se consolidando.

Aparentemente o grande volume de suprimentos consumidos na impressão de fotos permitiu aos fabricantes e distribuidores uma economia de escala que reduziu substancialmente os preços ao consumidor ou se deu o contrário, os fabricantes reduziram os preços e, com isso, os consumidores passaram a imprimir muito mais.

Um outro detalhe que salta aos olhos é que os fotógrafos profissionais exigiram e a indústria européia respondeu a altura. Há papéis específicos para cada aplicação: fotografia doméstica, fotos comerciais, fotos artísticas, fotos P&B, reproduções de obras de arte, papéis sem brilho, com brilho suave, com brilho médio, com muito brilho, com texturas variadas, papéis das mais diversas gramaturas e espessuras, enfim uma variedade surpreendente.

Entrar no setor de fotos digitais de uma loja dessas equivale para os que gostam de fotografia, ao que sente uma criança ao ingressar na Disneylândia. A coisa não para por ai, a variedade de álbuns, tradicionais, jovens, temáticos, modernos ou descolados é absurda. Existem até álbuns componíveis, que você monta com variados padrões de folhas pré-impressas, de acordo com o tema da foto. A scrapmania evoluiu e aprimorou-se. Estarei retornando ao Brasil em poucos dias e levando malas de novidades (literalmente).

Na feira Paperworld os stands dos fabricantes de papéis especiais para impressões por processo digital cresceram em número e em tamanhos. Há mais de 50 diferentes marcas de papéis especiais para impressão fotográfica, a imagem é de prosperidade total. Muitos lançamentos, grande variedade de complementos, toneladas de impressoras de pequeno e de grande formato imprimindo o tempo todo, enfim uma evolução grande em relação a feira de 2 anos atrás.

Apenas para exemplificar o que é esse universo, 02 pavilhões da feira são dedicados unicamente a impressão digital. Isso somado aos stands com álbuns, tintas, sprays etc., totalizam mais de 200 stands a serem visitados, ou seja, do total da feira cerca de 15% estão ligados a impressão digital.

Os nossos contatos com colegas europeus foram muito proveitosos, e os frutos desse intercâmbio técnico serão logo observados na linha de produtos Filipaper. Além disso, realmente orgulha-nos o fato de sermos reconhecidos também no exterior como a marca com maior sintonia com as tendências desse mercado, seja em qualidade ou variedade de produtos.

Aguardem novidades como novos produtos e tecnologias em breve.

Daniel Grassiotto
Gerente da Unidade Digital
Filiperson Papéis Especiais
daniel@filiperson.com.br