Olá amigos,
Neste mês falaremos sobre alguns tópicos importantes no processo de impressão ou manutenção de impressoras digitais , que nem sempre são do conhecimento de todos.
As impressoras digitais popularizaram-se bastante em todo o mundo e, assim, existe uma infinidade de usuários domésticos e de pequenos escritórios que possuem pequenas impressoras em seus ambientes.
Alguns cuidados com a manutenção preventiva desses equipamentos pouco ou nada custam e ajudam a garantir não só melhores padrões de qualidade aos impressos, mas também adicionam muito à vida útil e funcionalidade desses equipamentos. Além dos cuidados básicos, como jamais deixar a sua impressora instalada em local onde haja a incidência direta de sol, pó, umidade ou calor excessivos, alguns outros cuidados são bem vindos.
Quaisquer que sejam os tipos de suas impressoras, leiam os manuais de instruções quanto às formas de impressão, modos econômico, qualidade, resolução, tipos de papel, sistemas de cores. O correto setup faz uma diferença “monstruosa” no resultado final da impressão. Usem sempre os papéis adequados aos seus equipamentos. Produtos “multi-uso”, normalmente só funcionam a contento quando utilizados na impressão de textos ou nos modos econômico ou rascunho.
Falemos rapidamente sobre sistemas específicos:
IMPRESSORAS INK JET
As impressoras jato de tinta, por exemplo, na maioria dos modelos, tracionam as folhas para impressão por meio de pequenos roletes de borracha. Com o passar do tempo alguns desses roletes podem ressecar ou mesmo acumularem pó em suas superfícies, dificultando a alimentação de papéis nessas máquinas. Identificados os roletes é prático que se aplique uma fina camada de glicerina nesses (use o dedo para aplicar, girando o rolete e untando-o cuidadosamente com uma camada mínima desse produto). Esse procedimento, repetido a cada 3 ou 4 meses (dependendo do volume de páginas impressas) garante uma tração eficiente e suave por muito mais tempo.
Da mesma forma, essas impressoras tendem a ter seus orifícios de expulsão de tintas obstruídos se tiverem uso pouco freqüente, independentemente de terem cabeça de impressão interna ou nos cartuchos. Uma boa dica para evitar entupimentos parciais ou totais, é jamais deixar o equipamento por muitos dias sem imprimir. A cada 3 ou 4 dias imprima uma página de teste na sua impressora ou mesmo uma fotografia ou texto colorido. É importante imprimir no modo colorido, pois só assim todos os orifícios terão fluxo de tinta e, dessa forma, estarão sempre livres e desobstruídos. Por medida de economia, essas impressões podem ser feitas no modo econômico (rascunho).
Esse procedimento evitará não só o inconveniente dos entupimentos e impressões falhadas como também evitará os onerosos processos de auto-limpeza das máquinas que consomem tinta a cada vez que são feitos. Leiam os manuais de suas impressoras (poucos o fazem) e observem com muita atenção o limite máximo de “gramatura” de papel por elas admitidos. Usar papéis mais espessos ou mais rígidos do que o limite dos equipamentos (esses limites variam de máquina para máquina) pode causar atolamentos de papel e danos ao mecanismo das impressoras ou mesmo às cabeças de impressão. Atenção: As garantias não cobrem defeitos causados por esse motivo e os consertos costumam custar praticamente o mesmo valor de um novo equipamento.
Se você é do tipo que gosta de estar sempre limpando os seus equipamentos, não use produtos a base de álcool comum ou amônia na limpeza de sua impressora, pois esses produtos podem manchar ou ressecar os componentes. Procure periodicamente apenas tirar o pó da caixa externa de sua máquina e se necessário use apenas um pano suave umedecido em água limpa. Nas partes internas, quando for necessária a limpeza, use uma flanela levemente umedecida em álcool isopropílico, pois esse não só limpará como não ressecará os componentes.
Jamais apliquem óleos lubrificantes sobre o eixo onde se movimenta a cabeça de impressão. O óleo pode danificar o sistema e provocar problemas no deslize das cabeças. O correto é limpar com uma flanela seca o eixo a cada 3 ou 4 meses e aplicar somente grafite micronizado no mesmo.
Todas as impressoras possuem formas de impressão de página de testes, seja via software ou diretamente nelas. Leiam no manual e executem esse procedimento a cada 30 dias, seguindo as instruções do manual em caso de constatação de problemas na impressão.
Já falamos bastante sobre a qualidade das tintas, mas é sempre bom relembrar: Cuidado com cartuchos de tinta recarregados ou alternativos. A composição dessas tintas nem sempre segue os parâmetros dos fabricantes e podem ocasionar danos às cabeças de impressão, problemas esses muitas vezes irreversíveis. Dêem preferência sempre que possível a cartuchos originais ou compatíveis de boa qualidade. Cartuchos de marcas desconhecidas e com preços muito baixos são sinais de alerta.
Escolham com critério os papéis que serão utilizados em suas impressoras. Dêem sempre preferência a papéis alcalinos e de fabricantes que indiquem nas suas embalagens a apropriação desses papéis ao tipo de impressora que vocês possuem. Papel ou filme que não tenha espessura, lisura, composição, rigidez, ou tratamento adequado podem prejudicar seriamente a qualidade das impressões ou até mesmo danificar o equipamento. Uma boa idéia é procurar nas embalagens dos diversos produtos aquelas que tenham as informações sobre adequação do produto ao processo de impressão e que indiquem explicitamente a RESOLUÇÃO possível de ser atingida nas impressões. Aqueles fabricantes que não fornecem as informações sobre apropriação dos seus produtos ou possibilidade de suas performances certamente não têm muito a dizer ou algo têm a esconder.
IMPRESSORAS LASER
Essas máquinas, de “tecnologia seca de impressão” exigem poucos cuidados com manutenção, mas alguns cuidados são muito bem vindos.
Primeiro e mais importante: Leia atentamente o manual de sua impressora sobre os limites de gramatura e tipos de papel admitidos. Uma das causas mais freqüentes de danos a impressoras laser é o uso de papéis mais espessos do que o admitido por elas ou de rigidez inadequada. O uso de produtos fora da especificação danifica o equipamento e na maioria das vezes o conserto é economicamente inviável.
Sempre que possível use somente cartuchos originais. Cartuchos recarregados nem sempre contém toner de composição ou granulometria compatível com as especificações do equipamento e isso pode comprometer seriamente não só a qualidade das impressões como pode provocar a oxidação prematura de componentes ou até mesmo a perda definitiva desses. Outro incidente comum no uso de cartuchos recarregados é a recarga realizada de forma inadequada que acaba causando vazamento do toner pó no interior das máquinas e obrigando a realização de limpezas que somente podem ser realizadas nas assistências técnicas autorizadas. Fiquem atentos, pois as garantias desses equipamentos não contemplam essas ocorrências.
Não imprimam em substratos que não sejam próprios para impressoras laser. O risco de derretimento no interior das máquinas é muito grande, pois as temperaturas internas no processo de fusão do toner podem chegar a até 200 graus. Cuidado, pois derretimentos ou deformações podem avariar definitivamente os equipamentos. Observem nas embalagens dos substratos se os fabricantes indicam as adequações ou restrições desses produtos.
Sempre que a necessidade for à impressão de fotografias de alta resolução, dêem preferência a papéis próprios para essa finalidade. No Brasil a Filiperson é o único fabricante de papéis com essa aplicação, produto esse chamado FILICOAT.
Nunca insiram nas suas máquinas novamente folhas já impressas, para outras impressões. A impressão anterior pode marcar o conjunto ótico, produzindo “fantasmas” nas impressões subseqüentes ou até danificar o sistema permanentemente. Da mesma forma das impressoras ink Jet, recomendamos: Não usem produtos a base de álcool comum ou amônia na limpeza de suas impressoras, pois esses produtos podem manchar ou ressecar os componentes. Procurem periodicamente apenas tirar o pó da caixa externa de suas máquina e se necessário usem apenas um pano suave umedecido em água limpa. Já nas partes internas, quando for necessária a limpeza, o que raramente ou nunca acontecerá se usarem apenas cartuchos de toner original, prefira fazê-lo em uma assistência técnica autorizada, pois a limpeza compreende algumas desmontagens, aspirações, etc.
Há muito mais. Leiam os manuais de instruções, visitem os pontos de vendas de suprimentos e detenham-se na leitura das embalagens. Procurem indicadores nelas que apontem para as possibilidades de performance dos produtos. Explorem as possibilidades de acabamentos dessas mídias impressíveis, suas texturas, espessuras, gramaturas e aspectos. Uma mesma imagem impressa com corretos setups em diferentes mídias produzem resultados muito diferentes.
Destaquem-se do comum. Agreguem valor às suas impressões. Diferenciem seus trabalhos. Explorem as possibilidades de inovação e qualidade. Conheçam aqui no site as possibilidades Filipaper. Utilizem nossos canais de comunicação (SAC, e-mail) para orientações sobre alternativas criativas e diferenciadas em mídias para impressão digital.
Até a próxima.
Daniel Grassiotto
Gerente da Unidade Digital
Filiperson Papéis Especiais
daniel@filiperson.com.br
|