Suporte Técnico
DICAS ÚTEIS E VARIADAS SOBRE IMPRESSÃO DIGITAL

Olá amigos,

Dentre tantas mensagens recebidas no mês de outubro, pelas quais sempre agradeço, separei o e-mail do fotógrafo Marcos T. Rosa com dúvidas sobre como melhorar a qualidade das fotos impressas em casa (ele tem uma impressora HP 7160). Julguei que essa deve ser uma dúvida de muitos e assim decidi responder aqui pela coluna.

As fotos impressas sempre foram, e ainda são, a melhor maneira  de compartilhar imagens. E com a impressora certa, o papel certo e um punhado de técnicas simples, suas fotos podem parecer tão nítidas quanto fotos de laboratório fotográfico. As informações abaixo foram compiladas de textos de fabricantes de impressoras, técnicos em impressão digital e de experiências realizadas nos laboratórios Filiperson.

1. Checando a  resolução.
A unidade padrão de medição da nitidez de sua fotografia é em pontos por polegada, ou dpi. Você deve ter certeza de que o arquivo eletrônico de sua foto possui pelo menos 240 dpi para fotos pequenas (10 x 15 cm e menores) e no mínimo 300 dpi para fotos maiores (13 x 18 cm e maiores). Para fotos que serão impressas no formato A4 (210x297 mm) o ideal é que tenham ao menos 400 dpi.  

2. Melhor extensão de arquivo.
Mesmo se sua imagem tiver alta resolução, ainda será necessário salvá-la no formato correto: TIFF ou JPEG. Para melhores resultados de impressão, sempre salve suas fotos no formato TIFF. Embora este formato seja um tanto maior do que outros, é também mais confiável. O formato JPEG é preferível para o envio de fotos por e-mail.

3. Retoque de qualidade.
Use um bom programa de edição de imagem (como o Adobe Photoshop) para ajustar brilho e contraste das fotos tiradas. Você pode também usar o filtro de nitidez (sharpening) em seu programa de processamento de imagem para melhorar as bordas de sua impressão.

4. Escolha da impressora.
Você necessita de uma impressora Ink Jet com pelo menos quatro cores e 600 x 600 dpi. Caso contrário, suas fotos podem sair pixeladas (os objetos terão as bordas serrilhadas). As impressoras atuais permitem impressões com até mais de 4.800 x 2.400  dpi. Prefira aquelas que tenham em suas características a especificação “PHOTO” pois essas possuem sistemas de gerenciamento de cores mais precisos.

5. Configurações do driver.
Certifique-se de ajustar suas preferências para a mais alta qualidade de impressão. Experimente todas as opções que o driver de impressora oferecer, pois às vezes você pode encontrar variáveis, como configurações avançadas de cores, que poderão melhorar suas impressões. Fique à vontade. Explore os recursos. Você irá se surpreender com as possibilidades.

6. Configuração da resolução de impressão.
Impressoras Ink Jet costumam ter níveis pré-estabelecidos de definição. Escolha sempre “alta qualidade” , “Best” , “Modo fotográfico” , “High quality” ou similar.

7. Configurações do papel.
As configurações do papel geralmente controlam a quantidade de tinta que é aplicada no papel. Certifique-se de estar usando a configuração correta para o tipo de papel escolhido. A configuração de papel comum (Plain Paper) utiliza uma quantidade de tinta, enquanto as configurações de papel brilhante (Glossy Paper) e papel fotográfico (Photo Paper) usam outra. Os melhores papéis fotográficos Ink Jet trazem essas informações de set up nas suas embalagens.

8. Limpa e livre de entupimentos.
De vez em quando (uma vez por mês), execute a função de limpeza em sua impressora para obter um máximo de eficiência. Assegure-se, ainda, de somente usar cartuchos originais ou compatíveis de reconhecida compatibilidade com o seu equipamento.

9. Seleção do papel.
Embora seja o tipo mais facilmente disponível, o papel comum de copiadora não funciona bem para fotografias que se deseja compartilhar e guardar. Você obterá melhores resultados se usar um papel fotográfico especialmente projetado para a sua impressora. Certifique-se de adquirir papéis fotográficos apenas de fornecedores que assegurem em suas embalagens as resoluções suportadas por esses papéis. Isso é a garantia da performance adequada do produto. Descubra, ainda,  se sua impressora pode criar impressões nos formatos desejados e se suportam as espessuras dos papéis pretendidos.

10. Tempo de secagem.
Antes de emoldurar uma foto ou adicioná-la a um álbum, dê tempo suficiente para secar. Embora a maioria das tintas e os melhores  papéis fotográficos para impressoras Ink Jet sejam projetados para secar instantaneamente, variáveis como temperatura, saturação e umidade podem alterar o tempo de secagem. Se a fotografia ficará em contato com qualquer outro material, como um vidro, plástico ou acrílico, o ideal é deixar que a impressão seque por pelo menos 24 horas. Se estiver imprimindo diversas cópias de fotos, o ideal é retirar as fotos da impressora à medida que saem e colocá-las separadas. Isto evitará qualquer borrão ou mancha acidental.

Até a próxima.

Daniel Grassiotto
Gerente da Unidade Digital
Filiperson Papéis Especiais
daniel@filiperson.com.br