Olá amigos,
Este mês farei alguns comentários sobre a estocagem de papéis para impressão.
Recebemos e-mail de um dos nossos amigos leitores da coluna onde esse declara possuir uma pequena gráfica expressa e pede dicas sobre desumidificação e conservação dos papéis.
Espero que as dicas possam ajudar a muitos.
Os papéis para impressão Off set, Laser ou Jato de tinta são diferentes entre si devido as suas composições. Para o atingimento da melhor performance de cada um desses papéis deve-se respeitar as características específicas de cada um deles, sendo que a estocagem é importante fator nesse processo pois o papel tem a capacidade de “copiar” os níveis de umidade do ambiente.
A Filiperson produz também papéis específicos para a impressão Offset, Laser e Jato de tinta. Os ditos “Papéis multi-uso” fabricados por diversas empresas são papéis genéricos, que atendem apenas ao uso em impressões sem compromisso com alta qualidade, fidelidade de cores ou longevidade das impressões.
O uso de estufas que desumidificam o papel via calor somente é aconselhado quando essas possibilitem controles ajustáveis desses níveis de calor e umidade, pois a secagem excessiva do papel é prejudicial à sua performance. Da mesma forma, o processo ideal de secagem deve ser lento e gradual, evitando-se o choque térmico que pode gerar instabilidade por retração nas suas fibras.
No caso específico do papel para uso em impressoras ink Jet muito cuidado com as estufas com lâmpadas para secagem. Seu uso é altamente desaconselhado.
Guarde o papel em local coberto com baixa ventilação e mantenha as portas e janelas fechadas. O piso nunca deve ser lavado. Para limpá-lo prefira o aspirador de pó.
O ambiente deve ser dedetizado periodicamente. Os produtos devem ficar estocados a distâncias de 15 cm do piso e 60 cm da parede para que não estejam sujeitos aos níveis de umidade e temperatura desses componentes.
Abra as embalagens somente na hora em que for utilizar o papel, retirando o número de folhas desejado e retornando à embalagem as folhas não utilizadas.
Procure manter controladas as condições de temperatura e umidade do local onde o papel é estocado e utilizado, pois estas podem afetar o desempenho do papel em máquina. Caso não seja possível controlar a umidade ambiente, recomenda-se manter as caixas e pacotes de papel em sacos plásticos, somente os abrindo no momento da utilização.
Uma regra básica e importante é adotar o conceito de FiFo (First in, first out) ou seja utilizar-se sempre o papel mais antigo que exista em seu estoque e, com isso, mantenha seu estoque sempre renovado.
A temperatura ideal de armazenamento do papel está compreendida na faixa entre 20 e 25 graus centígrados e a umidade relativa do ar entre 35 e 55%, assim os papéis estocados não só terão uma vida útil muito maior como também poderão dar a sua melhor performance nas impressões, sejam eles para uso em impressoras Laser ou Jato de Tinta.
As resmas ou pacotes devem ficar afastados do chão e da parede, se possível em prateleiras e dentro das próprias embalagens lacradas.
Se o papel for movido de uma área de armazenamento a outra, para impressão com graus diferentes de temperatura e umidade, é importante que ele se ambiente às novas condições. O ideal é que ambos os ambientes tenham temperaturas e umidades controladas nas faixas acima indicadas, mas, em todo o caso, se isso não for possível, ao menos o ambiente de impressão deve ter essa condição e o papel, antes de ser utilizado, deve aclimatar-se, precisando para isso permanecer em torno de 12 horas nesse ambiente antes de seu uso.
Isso é importante para que o papel se ambiente às novas condições de temperatura, assegurando assim um ótimo desempenho nos equipamentos.
A umidade absoluta de um ambiente é expressa em g/m³, enquanto a umidade relativa é indicada percentualmente.
Apenas para a sua referência, imagine que sem troca constante de ar, um ambiente de 5m x 10m x 2,5m onde a umidade relativa do ar seja de 50% possui 800g de vapor d’água em suspensão ou 0,8 litro de água que pode se condensar nos papéis estocados.
A adequação do ambiente se faz utilizando somente desumidificação e ventilação mecânica forçada (climatizador de ar – ar condicionado – sem troca de ar com o exterior) mantendo-se uma temperatura interna na casa dos 25°C.
Assim, o ideal é climatizar o ambiente e somente usar estufas na impossibilidade de fazê-lo.
Agradeço pela atenção de todos a nossa coluna mensal e aos e-mails com críticas e sugestões.
Até a próxima!
Daniel Grassiotto
Gerente da Unidade Digital
Filiperson Papéis Especiais
daniel@filiperson.com.br
|